segunda-feira, 11 de julho de 2011

Deambulações sobre a comida!

Parece incrível, quem decidiu escrever um blog sobre a sua dieta e a única coisa que publica ou posta, nesta linguagem de bloguista, são receitas ou deambulações gastronómicas. Aparenta a travessia do deserto, com miragens permanentes de água e oásis num horizonte tremeliquante. Prometo...não estou com alucinações, com desejos incontroláveis, com sonhos de bocados de pão barrados de manteiga, bolos recheados de creme ou pizzas a pigar de queijo. Nop ... nada disto, nem penso nos bolos, nem no queijo, nem em nada daquilo que decidi  retirar temporariamente da minha dieta. Contudo o meu, sim podemos mesmo chamar, "fetiche" pela a comida continua vivo e alimento-o sem remorsos.

Adoro comida ...deve ser mal de família ... tendo em conta que até meu pai que nunca tinha pegado num tacho, aos 70 anos decidiu que queria ser cozinheiro e partilha hoje as suas receitas no jornal lá da terra. Só pode estar nos genes. A comida fascina-me. Adoro literatura suculenta ..ui isto parece mal...reformulo-me, literatura que se perde em longos parágrafos sobre comida. Vejam lá até nos velhinhos "Cinco" da minha juventude deliciava-me com as descrições da despensa, onde os irmãos e os primos se iam reabastecer para os seus acampamentos. E imaginem falava-se aí  de enlatados reles longe de qualquer cozinha digna de registo. Ui e os livros da teleculinária do chefe Silva...quantas horas passei eu a folhear aquelas páginas da encadernação reles que havia lá por casa. As folhas iam-se soltando a cada passagem dos meus olhos comedores e das minhas salivações crescentes. Sim, admito a comida é uma fonte prazer, seja ela no prato, na literatura, nas fotografias, nos livros de receitas, na casa dos amigos, na casa dos pais, nas viagens. Gosto de ver, de cheirar de experimentar. Aguça-me todos sentidos.

E com raio se estou de dieta devo-me negar a este meu prazer??!!...nem de perto nem de longe. Aguça-me a curiosodade de encontrar pratos mais leves, de fazer novas combinações, de descubrir novos sabores. Se à coisa que é mais do que certa, apesar de o objectivo a verde lá em cima ser perder uns kg, a verdade é que quero ganhar muito mais do que perder...é assim que todos os dias encaro esta dieta, nada de sacrifícios. Sorrir muito, descubrir muito, criar muito e divertir-me à brava... Passou uma semana e o sorriso continua lá amarelinho e escancarado...Esta odisseia de uma dieta vai de vento em poupa,...e aguardem ahahah para não fugir ao tema amanhã virão umas almondegazinhas de aveia que degostei no meu almoço de domingo  ...me aguardem ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...