quarta-feira, 6 de julho de 2011

Os príncipios da dieta

Vamos lá falar dospríncipios base da Odisseia da Dieta.
Não há muito tempo atrás li um livro da Drª Isabel do Carmo que se intitulava "Porque não consigo parar de comer". Não me trouxe nada de novo, ou talvez algumas coisas, mas básicamente reconfirmou-se aquilo que eu acreditava antes (embora não seguisse a bom rigor). Assim lancei os meus 6 príncipios diatéticos desta aventura:

1. Comer várias vezes ao dia -  Uma dieta não é parar de comer, ao contrário do que a maioría das pessoas faz quando pensa em dieta, não se deve comer poucas vezes, mas sim muitas vezes, um ideal de 6 refeições, distribuindo os alimentos pelas refeições. Esse tipo de privação só leva a que organismo crie uma fome incontrolável, que leva quase sem excepção ao excesso. Ou seja passar o dia sem comer e depois comer uma refeição para a barrotar...não vale. Faz mal à saúde, e o organismo tem tendência a obsorver e acumular mais gordura de forma a compensar a privação. E lá está por outro lado só dura uns dias, como a fome é muita e o jogo psicológio também começam muito mais cedo as compensações.

2. Refeições equilibradas e completas - não devemos tirar ao organismo aquilo que ele necessita, mais tarde ou mais cedo vamos pagar o preço. Olhar para a roda dos alimentos é um bom príncipio, serve de base para compor o nosso prato. Sim são necessários os hidratos de carbono, as batatas, a massa ou até o pão. São necessárias as proteínas, sejam elas animais ou vegetais e claro está muitos legumes, à fartazana. O almoço deve ser uma refeição completa e deve incluir isto tudo e o jantar também. Entre refeições podemos escolher coias mais leves. As frutas, yogurtes, tostas simples, queijo fresco.

3. O dia começa com pequeno almoço - esta é aquela refeição que tendencialmente se tenta eliminar. Nem pensar, o dia começa com energía, começa com um bom pequeno almoço, sentado à mesa regalando o corpo para um dia feliz.

4. Ritual das refeições - Os fast food não é só um conceito de comida, também é um conceito de comportamento perante a comida. Comer em pé, a correr, a ver televisão, sem prestar atenção ao que entra e como entra, está fora de questão. Comer é um acto sagrado à que fazer dele um ritual. Mesa posta como deve ser, dar um toque pessoal à mesa e aos pratos. Sentar-se calmanente e sem pressas. Televisão apagada. É momento de se estar, de se conversar, de se apreciar...na dieta pode e deve-se ter prazer em comer.

5. Comer devagar - foi uma das minhas grandes descobertas. A velocidade é inimiga da quantidade. É um processo fisiológico, quando comemos muito depressa não há tempo para sentir, a mensagem de que já estamos satisfeitos chega tarde demais...a tendência é de fome constante de uma necessidade voraz de comer mais. Descubri que a faca e o garfo são amigas e gostam de se demorar em cada garfada...e incrível sentimos o paladar, e ouvimos o estômago e a cabeça ...é um diálogo revolucionante.

6. O exercício físico - ui ui ui, não gosto nada deste príncipio, mas tem de ser se não não vamos lá. É essencial mexer o corpo, se queremos emagrecer temos que gastar o que está acumulado, não há volta a dar. Para os corajosos coisas mais pesadas servem. Por mim odeio correr, aposto nas caminhadas. Seja o que for, o dia todo parado, sentado a uma secretária é que não pode ser. Toca a mexer este corpinho.

E com isto tudo deu-me uma fome terrível ahahhaha, menos mal é hora do lanche, vai marchar uma fruta com yogurte natural ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...