sexta-feira, 22 de julho de 2011

Festas de Verão ...

Depois do longo Inverno os ilhéus anseiam pelas longas noites de Verão. Anseiam o movimento, a troca e as novas caras. E não as podemos censurar, as brumas e o isolamento podem ser bastante sufocantes para quem vive numa ilha pequena ou mesmo numa ilha grande em tamanho, mas pequena em pessoas, como a ilha do Pico. E há que aproveitar porque se há coisa que é breve nos Açores é mesmo o Verão.E assim surgem as festas de Verão. Cada ilha com a sua. Vários dias de festa, concertos, tascas, desfiles e os arraias onde pessoas da ilha e outras tantas das ilhas em frente juntam-se todas as noites para o riso, para conversa para o respirar sem amarras. São as noites para extravasar.
Foi assim, embebida por este espírito estival que dei por mim ontem à noite no meio da festa de Santa Maria Madalena. Sentada numa tasca, a ouvir a banda tocar, os gritos e as palavras misturadas no ar  desse fernezim de libertação do tempo chuvoso.

Uma tasca de uma festa de Verão não pode agoirar grande coisa  para a Odisseia de uma Dieta. Então num acto de bravura decidi dar-me folga. Vejam só: lulas guisadas, salada de polvo, favas de festa (do Pico que se note, que são únicas e deliciosas) e ainda um caranguejo e uma bifana de bife de albacora. Tudo regado por 3 cervejinhas....ui que maravilha. Acrescento aqui, para não se deprimirem por mim que estes petiscos foram partilhados, não fui a única responsável por os fazer desaparecer do prato.

Depois deste repasto fui gastar calorias para o último concerto da noite: os Bandarra. Banda faialense, mas com carisma do mundo. Ritmos de todo lado, misturados com a ironia alegre das suas letras e o som de mil instrumentos e de outros tantos chapéus que o vocalista ía desfilando ao longo do concerto. Aquilo é que foi "pinchar" até quase às 3 da manhã...mas já para o fim a relva mesmo ali ao lado teve o previlégio do peso do meu corpo...e amanhã, ui amanhã será sem dúvida outro dia... ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...