quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Sopa de beldroegas

 

Como não poderia deixar de ser foi no Alentejo que primeiro ouvi falar desta sopa. Esta nasceu ali, onde os alentejanos tão sabiamente sabem combinar umas ervas do campo, com uns pedaços de pão, ervas aromáticas e já está, um prato simples de encher a barriga e lamber os beiços. Só mais tarde, também no Alentejo, na cidade de Évora, é que provei a primeira versão. No entanto, não foi a sopa de beldroegas “original”, porque a época não era de beldroegas, e assim acabei comendo com espinafres.
Na Quinta da Vinagreira, muito longe do seu berço natal, é que comi pela primeira vez “a verdadeira” sopa de beldroegas, feita pelas mãos do meu homem. Nele residem uns quantos genes alentejanos, o que concede ao prato maior autenticidade.
As beldroegas foram apanhadas na quinta e nas redondezas. As batatas, produção cá de casa, e os queijos de cabra, planeados para ser da quinta, comprei-os no supermercado. Isto porque a Francisca, infelizmente, não nos saiu lá uma grande cabra leiteira.
Depois de reunídos todos os ingredientes, foi só passar para a panela e dar andamento à receita.
 
Sopa beldroegas (4 pessoas)

. 2 molhos de beldroegas

. 1 kg de batatas (pusemos menos)


. 4 cabeças de alho (a meu ver pode substituir por alguns dentes)


. 2 queijos brancos de cabra (usei Queijo de Palhais)

. 4 ovos

. 1,5 de azeite

. Sal


Arranjam-se as beldroegas e escaldam-se. Num tacho fritam-se ligeiramente os alhos e depois juntam-se as beldroegas, refogando ligeiramente. Deita-se água suficiente para a sopa, o queijo, partido em quartos, deixando ferver. Depois juntam-se as batatas cortadas às rodelas grossas. Quando estiverem quase cozidas escalfam-se os ovos. O sal deve ser rectificado, mas os queijos já contribuem bastante para o sal deste prato, pelo que se recomenda alguma parcimónia.


Serve-se esta sopa com pão (de preferência alentejano) às fatias. Separam-se as beldroegas, as batatas, os ovos, o queijo e os alhos numa travessa e serve-se o caldo para regar as sopas. Eu servi tudo junto, e quanto ao  queijo, nem vê-lo, derreteu-se completamente, mas o sabor esse ficou lá, inconfunível.
Espero que aproveitem a época das beldroegas e experimentem esta sopa. Bom Setembro a todos.


1 comentário:

  1. Adoro sopas com pão. Vou experimentar esta uma vez que por aqui as beldroegas parecem crescer por todo o lado.
    Fiquei curiosa com a tua próxima expedição à uva-da-serra. Conheço a planta. Já vi o fruto, mas nunca vi em quantidade suficiente para fazer compota. Acho que deves ter descoberto um jardim escondido deste mirtilo açoriano;)Onde será?
    Beijinhos.
    Patrícia

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...