terça-feira, 28 de agosto de 2012

Fruta da época – Tomates recheados

Tomateiro da Quinta Vinagreira em plena produção.
Uma das coisas maravilhosas desta vida é comer os frutos, os legumes e as hortaliças da época. É aí que nos recordamos dos verdadeiros sabores. Hoje com o acesso generalizado aos alimentos, perdemos a noção desse sabor especial que está intimamente ligado à terra e a uma época do ano. Experimentem a comer uma castanha no outono, uma laranja no Inverno, umas favas na Primavera, um tomate no Verão e depois contem-me a diferença.
 

Hoje para o almoço fiz tomates recheados. Uma receita simples e deliciosa. Os tomates que cozinhei foram-me oferecidos pela Dona Paulina das Cinco Ribeiras. Cá na Quinta, apesar das imensas expectativas para a produção deste ano, uma série de azares fizeram deles uma raridade que comemos sempre com um grande ritual, apreciando cada dentada como se fosse o maior tesouro do mundo.

Deixo-vos então esta magnífica receita. Experimentem com a vossa produção caseira ou com alguns bons tomates que percebam que tenham vindo de uma terra sã ou de um bom agricultor.


Tomates recheados da Quinta da Vinagreira.
 Ingredientes:

 - 4 Tomates médios
- 1 Cebola
- 1 Raminho de salsa
- 150 gr de arroz
- Sal
- Azeite

Confecção:

1. Retire as tampas dos tomates e escave os seus interiores, reservando a sua polpa.
2. Pique a cebola, a salsa e o tomate. Tempere o tomate escavado com sal grosso.
3. Cozinhe o arroz temperado com sal. Depois de cozido junte aos restantes ingredientes, preparando, assim, o recheio.

4. Recheie o interior de cada tomate com o recheio e regue com azeite. Cubra com as tampas e leve ao forno por 30 minutos, a 200 graus.

Receita adaptada da Revista Cozinha Vegetariana
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...