terça-feira, 14 de agosto de 2012

Curtume da Quinta da Vinagreira


Na quinta já começamos a pensar na estação das chuvas e do tempo frio, na estação da escassez para qual é preciso armazenar como a formiga da fábula.
Foi com este espírito que pusemos mãos à obra e fizemos o nosso primeiro curtume (picles) do ano. Aproveitamos algumas coisas que abundavam cá pela horta: cebola, feijão verde, courgetes, recolectamos outras, como o famoso perrexil e ainda compramos uns pimentos que são dos meus ingredientes favoritos no curtume.


O perrexil é a base do nosso curtume, seguindo a tradição que aprendi na casa materna. Colhemos uma boa quantidade nas costas rochosas dos Biscoitos, onde cresce com abundância. Para quem não sabe o que é o perrexil (Crithmum maritimum) este é uma planta natural dos Açores que cresce junto ao mar, em costas rochosas. Possui uma cor verde pálido, de folhas ligeiramente carnudas e com um paladar que lhe é muito característico. As flores fazem lembrar as da salsa, isto porque é da mesma família, mas destinguem-se bem pela sua coloração e pelo seu aspecto mais compacto e carnudo.
Aspecto geral do perrexil. Foto de Álvaro Areias, retirada do Portal da Biodiversidade
http://www.azoresbioportal.angra.uac.pt/index.php?lang=pt.
De resto deixo-vos as fotos do momento e a ansiedade de abrir o primeiro frasco que será no minímo só daqui um mês.

2 comentários:

  1. Olá.Venho agradecer a visita ao meu blog. Esta reportagem está excelente.Também penso ser muito importante mantermos as tradições da nossa terra. Fiz uma pesquisa na net para escrever o nome correto da planta pois a minha avó materna, que também é picarota, pronunciava "purjil". No wikipedia deparei-me com perrejil ou funcho do mar, mas poderá ser uma versão brasileira.
    O curtume cá de casa já foi feito em finais de julho por isso já foi testada a versão deste ano. Acompanha pratos de peixe na perfeição.
    Um abraço.
    Patrícia
    Agora vou explorar a etiqueta Odisseia Dieta a ver se retiro algumas dicas para a minha pessoa.

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Vim agradecer a visita ao meu blogue e espreitar os teus curtumes. Achei muito interessante a mistura do perrexil com os outros legumes que por hábito se faz separadamente. Também já fiz curtumes que tenho no meu blogue já à bastante tempo, mas só este ano é que me aventurei no curtume do perrexil. Depois de o ter comido no restaurante fiquei com muita vontade de fazer, sendo ele muito comum nas nossas costas. Gostei da dica da mistura da planta com os outros legumes. Se tivesse vindo cá ontem já tinha experimentado é que ontem foi tarde de colheita de perrexil ;), fica para a próxima.
    Se quizeres espreitar os meus primeiros curtumes podes ver aqui
    http://belinadailha.blogspot.pt/2010/11/quertume-ou-pikles.html

    Prazer em conhecer teu espaço.

    Beijinho

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...