quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Artur, Gena, Morgana e Cândida

A saga do Rei Artur chegou ao galinheiro da Quinta da Vinagreira!


A minha mais recente visita à ilha de São Jorge, onde fiquei em casa da minha grande amiga Sissi, rendeu-me 3 galinhas e 1 galo. Na verdade uma das galinhas ficará apenas temporariamente, razão pela qual existe uma nota dissonante no título desta crónica. Sim, porque ninguém se lembra de uma Cândida na lenda do Rei Artur, e de facto não a houve. Esta será a galinha que estará de estadia, ainda incerta, aqui na quinta, até o seu galinheiro definitivo, na casa da minha amiga Cândida, estar pronto (talvez ela lhe mude o nome, ahhaha).

A Quinta da minha amiga Sissi é um paraíso de galinhas. Um enorme terreno por onde se espalham galinhas, galos, pintos, mais galinhas, mais galos e mais pintos...enfim, incontáveis. Havia-lhe pedido se me arranjava algumas, pois nos últimos tempos a vida dos meus galináceos vinagreiros não tem sido nada boa. Este ano já partiram 3: A Gilberta (tia das que agora chegam), a Salomé e a Bianca.


Não queria um galo, sempre o recusei. A ideia de acordar de matina com um despertador não regulável não me animava, mas a Sissi que já há muito tempo andava a ver se me enganava com um, lá apanhou um e disse: acho que é um galo, tu é que sabes se o queres levar ou não. E claro, como sou fraquinha, lá veio o altivo e heróico Artur connosco. Confesso que a inveja também me roeu e ao ver todos aqueles pintos fiquei com vontade de ver crescer umas gerações inteiramente vinagreiras cá por casa.




A Gena, diminutivo que encontramos para Guinevere, é uma galinha simpática, com ar doce, quase toda branca, angelical, diria eu, como convém à amada do rei Artur.

Finalmente a Morgana é a galinha com uma mancha preta no pescoço e na cauda, dando-lhe um ar mais dualista entre o bem o mal, como assenta bem à representante da famosa sacerdotisa e irmã do Rei Artur, para uns a vilã da história, para outros a heroína.

Assim composto o galinheiro e sem Lancelotes para causar entropia, esperam-se sagas infindáveis na Quinta da Vinagreira.

3 comentários:

  1. Ahahahahahah!!! Adoro!!! Fiquei cheia de inveja. Já há algum tempo que queremos ter galinhas. Será que é agora, aqui em Fontanelas. Amiga, quando vieres a estas bandas terás sempre onde ficar. Um beijo e saudades. Raquel

    ResponderEliminar
  2. Olá Raquel,

    Então já conseguiram arranjar o vosso cantinho?
    Onde fica Fontanelas?

    Espero que estaja tudo muito bem com vocês. Aguardo notícias na Colher de Mãe. :)

    ResponderEliminar
  3. Morgana, a minha personagem preferida da lenda :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...