sexta-feira, 25 de maio de 2012

Favas à Mãe Judite

Mãe Judite. O prato, na mão da minha mãe, não é o de favas, mas demonstra a sua alegría na cozinha.

Apesar de me ser difícil não continuar a falar da Berra e da suas cabreolíces de cabritinha em crescimento, dedico-me hoje, finalmente, à odisseia das receitas de favas da ilha do Pico.Termino, assim, com uma receita da minha mãezinha, depois das favas da festa e das favas à avó Ilda. Por constituir um prato mais subtâncial, a minha mãe  servía estas favas, à família, principalmente ao almoço. Adoro o seu cheirinho a hortelã e as fatias de pão ensopadas no caldo das favas. Se gostam de favas, aqui está mais uma forma de as confeccionar, e vale bem apena experimentar; é boa e simples. Cá por casa, no âmbito vegetariano, estas são as favoritas.
Receita Guisado Favas da Mãe Judite
Ingredientes
Favas
Ovos (1 por pessoa)
Cebola
Alho
Tomate ou tomatada
Azeite
Picante (malagueta ou piri-piri)
Sal

Preparação
Cozer as favas em água e sal. À parte fazer um refogado, dourando a cebola e o alho em azeite até quebrar e depois juntar o tomate e os temperos. A este refogado juntar as favas, depois de cozidas, bem como parte  (ou todo) do caldo da cozedura (convém ficar com um caldo abundante). Numa travessa colocar fatias de pão (melhor é usar um pão consistente, tipo alentejano) com algumas folhas de hortelã por cima. Escalfar ovos colocá-los em cima das fatias pão e regar tudo com o caldo de favas e abafar durante alguns minutos.

E depois, já sabem, é comer e chorar por mais

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...