segunda-feira, 21 de maio de 2012

Em Terra de Narcejas ...

 

Imensidão da Paisagem: Caldeira Guilherme Moniz.

Nem todos os dias são dias de quinta. Há aqueles momentos que nos despedimos dela pela manhãzinha e só regressamos ao fim do dia, e pelo meio perdemo-nos em algum recanto da ilha. E assim foi este Domingo. Pegámos nas nossas mochilas, empacotámos um repasto simples e fomos terra a dentro em busca de narcejas.
Para quem não faz ideia do que são narcejas, digo-vos já: são, segundo a definição do meu homem, a “Ave mais linda”. É uma ave, desproporcionalmente bicuda, de voo disparatado e que faz a parada nupcial mais fenomenal das aves dos Açores. Se quiserem saber mais sigam até ao site Aves dos Açores e deixem-se encantar. Estas incríveis aves vivem no interior da ilha, em zonas húmidas com juncais e turfeiras.
Fomos à sua procura em pleno coração do território dos touros bravos, na Cancela das Lagoas. Fui conhecer esta zona que há muito queria visitar, mas a presença daqueles bichos pretos cornudos, juntos em manadas consideráveis, levava-me a deixar sempre para outro dia a visita.

Eu a olhar para os touros e os touros a olhar para mim.

 Foi fantástico. Subimos e  descemos cabeços, percorremos turfeiras, juncais, charcos, lagoas escondidas, imensidões de paisagem, vimos manadas de touros em fuga e outras de longe a nos seguir com o olhar, piquenicámos estendidos na erva, e claro, vimos narcejas; não muitas, mas lá descobrimos algumas, levantando-as aos nossos pés nos seus voos em zig-zag. Conseguimos até encontrar uma ave rara: um chasco-cinzento, passarito continental que às vezes se perde e vem até às nossas ilhas encantadas (ver registo Aves dos Açores).
Aqui ficam alguns momentos de um dia fora da Quinta da Vinagreira.

Alinhamentos de domas.



Onde andam as narcejas?



Descanço merecido num hummock de musgo


4 comentários:

  1. Que bom... também quero!! :) Que sitio magnífico...

    ResponderEliminar
  2. Não passaram por nenhum charco interessante? Temos de nos meter a caminho...a Elisabete declinou as minhas recolhas:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Passei por muitos, estou à espera que digas qualquer coisa para irmos à caça das plantas aquáticas...è só dizeres o dia.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...