segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O dia à dia da Odisseia de uma Dieta ...

Hoje foi mais um daqueles dias pecaminosos. Candida,a  minha amiga do coração, fez hoje os seus 38 aninhos. Já agora um grande Parabéns a ela, principalmnete porque agora fica mais velha que eu..ahahahha. E anos de uma melhor amiga a que vos cheira no regime diário de alguém que anda em dieta? Mal, só pode. Entre uma bela feijoada e o bolo absolutamente pecaminoso da Liliana, lá cá vieram parar mais umas fabulosas calorizinhas...

Bem, mas mudando de assunto para não deprimir em demasiado...para além de que amanhã vou dar uma caminha dupla em mote de compensação, vou hoje aqui deixar, a pedido de algumas famílias, o dia a dia (o bem comportado, é claro) da odisseia de uma dieta. O que tirei e que o que introduzi nas minhas deambulações diárias.
Assim digamos que a lógica geral foi comer menos e fazer mais exercício. O dia começa então assim:


Pequeno almoço - sempre para o levito, mas nunca abedicando do mesmo. Em geral como yogurte com muesli e fruta e bebo cafezinho de cevada. Há dias que alterno com 2 a 3 tostas integrais com queijo fresco.

Almoço - mais substancial. Faço uma refeição normal tentando não repetir a dose. Esta é constituída apenas pelo prato principal seja ele qual for e nem como sopa nem fruta, esta última deixo-a para o lanche. Não retiro de todo os farináceos e aqui sempre como algum, mas apenas um, seja massa, arroz ou batata. Muitas vezes como peixe cozido com legumes e também muitas vegetarianices.

Lanche - vem a dita fruta do almoço 1 a 2 peças de fruta.

Passeio - antes do jantar para abrir o apetite (como se fosse preciso ;)) faço uma caminhada todos os dias. è a melhor parte da dieta. Conheço novos lugares, revisito alguns, descubro a minha freguesia, passeio os cães e acima de tudo arejo as ideias depois de um dia de computador...é um bálsamo para a alma. Interessa é ir nem que sejam 10 minutos, mas na verdade tenho-me esforçado por ser de uma hora em passo acelarado, o que prefaz em média 4km por caminhada.

Jantar - este era de facto o meu maior calcanhar de Aquiles, porque era a minha refeição por excelência sempre repleta de abusos. Digamos que foi aqui que fiz a minha alteração mais drástica tornando o jantar num repasto frugal. Ou como uma sopa acompanhada de 2 tostas integrais com queijo fresco, alguma pasta de grão ou pasta de feijão, ou então uma salada fresca de Verão. Termino com a minha clássica cevadinha.

Crónica do dia - e depois para terminar é fazer o resumo do dia e blogar...coisa que de facto  falha muitas vezes porque depois de um dia intenso destes quero é uma boa caminha para sonhar com bolos da Liliana, molhos de peixe do Cantinho do Cais, Bolo de milho da minha mãe ....ahahahhaha estava a brincar.

Algumas notas sobre o que retirei quase em absoluto da minha mesa e da minha boca:  a dupla tentadora do pão e o queijo, o açúcar, o álcool. Bebo normalmente chá frio ou água, mas neste primeiro tenho a minha predilação porque posso misturar as minhas ervas aromáticas e fazer óptimas beberagens, com especial carinho pelo chá de poejo.
Retirei também praticamente todas as carnes vermelhas (enfim este não foi bem retirar porque já não comia), e claro está os enchidos.

Espero que tenham sido úteis as minhas rotinas para os curiosos..e até amanhã

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...