domingo, 5 de maio de 2019

Viagem onde se põe o sol - II


Por vezes os acasos do destino levam-nos aonde temos de ir. Assim começou o nosso segundo dia nas Flores. Quando nos apercebemos era dia 1 de Maio, tudo estava fechado e não tinhamos onde comprar comida para piquenicar pela ilha. Tivemos de pedir orientação e fomos conduzidos a uma pequena mercearia/café na Fajã Grande. Estando lá o destino mais óbvio para continuar a nossa exploração foi o Poço da Ribeira do Ferreiro.


Esta é uma lagoa alimentada pelas cascatas que descarregam incessantemente o exagero da água do topo da ilha.  É um lugar que se descobre ao fim de um caminho empedrado, subindo através da floresta de incensos, regada por inúmeros regatos que serpenteiam ecoando o seu suave escorrer das águas por entre pedras, musgos e fetos. Este é o caminho... aquele que se faz passo a passo, onde o fora conduz ao dentro, e onde tudo se vai revelando até ao momento final apoteótico, em que a escuridão do caminho se abre nas deslubrantes cascatas que caem das alturas, alimentando um lago cristalino por entre o verde e o azul.


Foi difícil sair daqui. Permanecemos uma boa parte da manhã deixando-nos fazer parte desta paisagem. Experienciei cada elemento movendo-me em posturas yoga, silenciando e deixando ser observada pela curiosidade dos tentilhões, melros, e toutinegras.


Continuámos inevitavelmente a viagem, seguindo para a bucólica Fajãzinha e os indecentes prados de cavalinha que nos deixam numa inveja mortal, porque na Terceira, a nossa horta anseia pelo chá desta milagrosa planta para se livrar do mau olhado dos fungos. 

E porque o dia estava maravilhoso e o topo nos chamava, atravessámo-lo de novo para rumarmos à ponta norte da ilha, a Ponta Delgada. Deambulámos nas planuras da Ponta do Albernaz, onde o grande farol marca a presença da ilha. 
Quando as luzes do fim do dia se aproximavam atravessámos o topo da ilha mais uma vez, e viemos terminar o dia no sol estampado nas rochas das falésias da Fajã Grande, desenhando arco-íris na neblina das cascatas.








3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...