segunda-feira, 12 de maio de 2014

Milagres de hoje na Quinta da Vinagreira


Todos os dias são dias de milagres, por vezes não temos é o coração suficientemente aberto para o reconhecer.

A manhã tem sempre uma certa magia, há um silêncio tranquilo, ainda preso às paredes e uma espécie de antecipação boa das coisas que estarão para acontecer. Os cães esperam ansiosos fora da porta. O Pooh e o Busa correm a miar mal nos ouvem sair do quarto e a Aranhuscas salta pela janela.

Assim começou o dia. Chegada à cozinha, num ritual que se repete copiosamente, pus a cafeteira de esmalte ao lume, de onde, depois, se encheram duas canecas fumegantes de cevada. Acompanhamos esta bebida, dos tempos da minha avó, com uma fatia de pão sem glúten com manteiga.  Um dos pães que estará em cima da mesa no workshop de pão na Quinta da Vinagreira.

Seguimos para as rotinas de sempre. Fomos tratar dos animais: gatos, cães, codornizes, galinhas e cabra. Já mesmo no fim, ao dar o milho às galinhas que estavam em choco, acordei a quinta com um grito:

_ Maliiiiiiiiiiiii, já nasceu um pinto :)


Fomos, desta forma, cheios de alegria para a horta, onde preparamos o terreno para os tomateiros que irão amanhã para a terra. Foi uma manhã de cavadelas que nos deixou de costas derreadas. O que nos valeu é que o almoço de domingo sobrou para hoje. Reciclamos as favas da mãe Judite, em uma açorda de favas. Receita inventada na hora, mas que se revelou uma delícia.

A tarde ainda reservava mais um pinto e, claro, as minhas lufas que em troca blogueira viajaram da quinta Trumbuctu, em terras continentais, até à Quinta da Vinagreira. Essa estranha planta, que produz esponjas, já mostra os seus rebentos. Resta-me o dilema para onde a tresplantar. Sei lá eu que canto do meu quintal é mais propício para crescerem esfregões!.

Terminei a tarde a meditar no quintal. Os gatos foram todos comigo. A Aranhuscas, sentou-se atrás de mim. O Pooh Farrusco, depois de alguma brincadeira, veio até ao meu colo e o Busa, que não está para estes momentos zens, preferiu regressar a casa e ir-se deitar em cima do colinho do doninho. 

Digam lá, não gostariam de ter tido um dia como meu? :)



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...