terça-feira, 2 de outubro de 2012

É tempo de conservas


Preparam-se os frutos da estação da abundância para as conservas do Inverno frio. Eu gosto deste ritual, tenho sempre a sensação que me liga a algo muito antigo e de uma sabedoria profunda.

Foi assim este Domingo na quinta. Entre a recolha dos manjericões para o pesto, os tomates verdes para o chutney e as etiquetas para o doce de figo com uva, feito já há umas boas semanas, passei um bom par de horas de roda dos meus frascos. Não descorando das outras tantas que passei a pintar os frascos com a minha vinagreira.

Já agora aproveito a oportunidade para esclarecer que o nome vinagreira, da quinta e do blog, nada tem haver com vinagre. É o nome que se dá na minha terra a um passarinho, esse de peito cor de laranja que está empoleirado no topo da página e que tem tantos nomes como as terras que há em Portugal. Se quiserem saber mais sobre ele sigam por
aqui.

 


 

2 comentários:

  1. Também sou apreciadora de chutneys. Já fiz de castanha, de amora e este ano fiz de groselha. Uma delícia que combina sublimemente com carnes assadas.

    Respondendo à mensagem que deixaste no meu blogue:

    Acho que a minha mãe deve de ter confundido a uva-da serra com as bagas do pau branco. De certeza.
    Enviei-te um pedido de amizade pelo facebook. Não sei se já passaste por lá. Não tenho o hábito de ir diariamente ao facebook´por isso parto do princípio que existem outras pessoas assim como eu. A página do face que criei para o blogue anda sempre desatualizada e quando lá vou acabo por publicar 6 ou 7 receitas de uma vez, que já haviam sido publicadas no blogue.
    Quanto ao kefir, podemos tomar um cafézinho no Guarita de São Mateus, no feriado de sexta e aí já mo trazias (thanks…thanks…thanks) Eu tenho um aniversário à tarde, mas se for logo a seguir ao almoço poderei com todo o gosto. Assim conversamos um bocadinho.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Sabes que a minha mãe é que me disse que parecias a filha do Melo? Quando chegámos a casa dela depois da expedição dos mirtilos, fomos no computador dela ao teu blog porque ela queria comparar o que tínhamos apanhado com as tuas fotos, não tivéssemos nós colhido a fruta errada e morressemos todos envenenados : )) Ela viu aquela foto pequenina onde te descreves e é que me disse que tinha impressão que te conhecia. Eu também pensava que conhecia alguém parecido contigo. Depois, ela disse-me para experimentar conciliar Cecília com o apelido no facebook ( ela é um bocado viciada no face; tem lá as suas amigas do Colégio de Santo António, de há um século atrás, com quem fala on a daily-basis, desejando os bons dias e as boas noites). Confirmámos as suspeitas dela e eu fiquei à espera que aceitasses o pedido de amizade para ter a certeza. A blogosfera tem destas coisas. Afinal o mundo é pequenino e somos de facto primas. O meu avô materno era irmão da tua avó paterna. Também fiquei muito contente.
    Um abraço e até sexta às 14. Pode ser?

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...