domingo, 26 de maio de 2013

Respirando debaixo d'água

Estou com uma gripe que me deixou prostrada na cama a fazer croché. Entre pontos, durmo longos sonos com o Vispelúcia enroscado em mim. Como um surfista experiente nas ondas, ele vai-se ajustando aos espaços em cada reviravolta que dou na cama.

Agora o meu homem foi para cozinha inventar qualquer coisa para o jantar, repleto de legumes da horta. Não faço ideia o que vai sair dali...ele disse que tinha tido cá uma ideia!

 
Enfim, mas enquanto ele desenvolve a ideia deixo-vos aqui o almoço. Consegui ter inspiração para sair da cama para preparar qualquer coisa para comermos. Como a força não era muita, optei por uma receita simples, cheia de ingredientes da quinta. Agora que a horta está cheia de folhas verdinhas é um pecado não ser o elemento mágico de todas as nossas refeições.

Desta feita fiz o esparguete de espinafres da minha amiga Eugénia. É uma receita muito simples, saudável e a mim satisfaz-me na plenitude. Aos espinafres, aos ovos e ao poejo da quinta só precisei acrescentar de fora o alho e o esparguete.
 
A nossa horta tem sido um maná. Só me apetece estar lá fora a cavar e a meter sementes à terra, e esta ausência no blog, muito se tem devido a isso. Este fim-de-semana estava cheia de planos para plantar alfaces, acelgas e beringelas. Tudo foi adiado para dias em que o peso na minha cabeça seja mais leve e consiga respirar pelo nariz,como se não estivesse debaixo de um grande oceano.

 

 

Esparguete de espinafres à moda d'Eugénia

(Receita 2 pessoas)

Ingredientes
1. Esparguete (250 g)
2. 1 Molho e espinafres (farto)
3. 2 ovos
4. Poejo (algumas folhas)
5. 3 dentes de alho
6. Azeite
7. Sal

Confecção
Cozer o esparguete e os ovos com sal.
Esmaga-se no almofariz 2 dentes de alho, folhas poejo (pode substituir por outra aromática, como salsa ou coentros) e sal até obter uma pasta. Numa frigideira grande ou num wok colocar azeite e esta pasta de alho, alourar um pouco e depois colocar os espinafres e saltear. Tape e deixe os espinafres cozerem um pouco no seu próprio vapor.

Quando o esparguete estiver cozido, escorra. No almofariz faça uma nova pasta de alho, igual à anterior, mas usando agora apenas um dente de alho. Numa frigideira coloque azeite, a pasta, o esparguete, e salteie um pouco. Depois junte os espinafres e o ovo cozido esmagado. Voilá!, já está, agora é só comer.



 

1 comentário:

  1. Vejo que estiveste mesmo debaixo de água com essa gripe fora de época. Espero que hoje, quarta-feira, já estejas melhor.
    Curioso este esparguete. Muito saudável de facto e acima de tudo apetitoso, com o alho a marcar dupla presença. Gostei muito.
    Um beijinho.
    patrícia

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...