segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Livros com Sabor

Livros, livros e mais livros. São pilhas deles que se espalham pela sala. Enquanto pintava o quarto a que chamamos, por aqui, de escritório, o meu homem desempacotava, com a felicidade de uma criança, os seus livros. Há para quem os livros sejam a sua própria casa, e assim é para ele.

Já montámos as prateleiras e findas as pinturas começaremos a arrumar os livros. Antes de tudo isso há que comer, e tantas folhas encadernadas inspiraram-me para uma lasanha de soja.

Descobri, num armário da cozinha, um frasco de soja granulada completamente esquecido. Havia já há muito que não cozinhava soja. No início da minha vida de cozinheira vegetariana abusava bastante deste ingrediente. Temos aquela obsessão pela proteína e parece que só a soja nos pode valer para substituir a carne. Com o tempo vamos tornando esta cozinha tão intuitiva como qualquer outra e o mundo dos ingredientes torna-se infinito. Quando damos por nós já nem pensamos na dita proteína e a soja perde-se no fundo dos armários.




















 
 

Assim, a soja, tal como os livros encaixotados à meses, viu finalmente a liberdade e saltou para a lasanha.

Ingredientes:

Recheio

Molho Branco

*  Folhas Lasanha

* 1 ½ Cháv. soja granulada

* ½ Pimentão picado

* 1 Cebola picada

* 2 Tomates maduros

* Tomatada( a gosto)

* 4 Dentes de alho

* 1 Folha de louro

* Paprica

* Vinho branco

* Molho soja (a gosto)

* Azeite

*  Azeite

* Farinha

* Leite

* Pimenta

* Sal

 

 

 

 

 

 

 

 Preparação:
 Tempera-se a soja de véspera com uma espécie de vinha d’alhos (alhos, sal, louro, paprica e vinho branco).
Refoga-se no azeite a cebola, o pimentão e o tomate. Depois adiciona-se a soja temperada e deixa-se refogar um pouco, acrescentado posteriormente o líquido do tempero. Acrescenta-sei um pouco de tomatada e molho de soja, deixando cozinhar por mais uns minutos.
Entretanto prepara-se o molho branco fritando ligeiramente a farinha no azeite, acrescentando depois lentamente o leite. No fim tempera-se com pimenta, sal e o molho do refogado de soja.
Por fim foi só montar às camadas, terminando com uma cobertura de queijo de São Jorge ralado e orégãos. E depois já sabem, é só comer...



 

1 comentário:

  1. Está a fazer este mês um ano que nos mudámos aqui para a casa nova. Nem imaginas a quantidade de livros que tinha encaixotados. Foi um prazer enorme poder folheá-los de novo, reler alguns, deixar que outros me inspirassem a fazer este ou aquele prato. Os livros são de facto uma herança inestimável. A humidade do nosso clima é que infelizmente não é amiga dos livros, para não falar da querida traça que também ajuda à festa. Agora que já estão arrumadinhos, um processo que demorou bastante tempo (penoso para quem é alérgica aos ácaros, como eu) é um consolo saber que estão novamente à distância de um olhar.
    Saiste-te muito bem com a lasanha. Nunca fiz de soja. Aliás, a minha experiência com soja nunca operou resultados muito saborosos, por inexperiência da minha parte claro. Tal como os livros a tua soja também pode ver a luz do dia. Muito bom.
    Já andava com saudades das histórias e sugestões deste cantinho.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...