sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Ratatouille


Podem sentir uma certa repulsa pelo meu gosto por esses bichos cinzentos, de olhar terno e nariz aguçado - os ratos.


Compreendo, mas não me demovo. Se olharmos bem para eles, tirando os conceitos e preconceitos, compreendemos que são de facto bichos lindinhos. Não é por acaso, que na banda desenhada e na animação, estes resultam bem como personagens amorosas que nos deixam enternecidos.

O Rémy consta do leque das minhas personagens de eleição e, claro, o Ratatui um dos meus filmes preferidos. Conjuga só coisas de que eu gosto: ratos, comida, culinária e final feliz.

Este rato inspira-me. Há muito tempo que ando a querer fazer o tal do ratatouille. Para quem viu o filme, sabe que foi com este prato campesino que o Rémy conseguiu conquistar o paladar do Ego, o implacável crítico de culinária. Hoje, finalmente, encontrei uma receita vegetariana que me agradou em absoluto e tentei reproduzi-la no meu laboratório dos sabores. Aqui a deixo ..



Courgete
Berinjela
Tomate
Alho
Cebola
Tomilho fresco
Oregão
Alecrim fresco
Azeite
Pimentões coloridos ( verde, vermelho e amarelo )
Açafrão
Pimenta preta
Sal a gosto
Molho de tomate temperado com alho, manjericão, oregão, pimenta e sal

 
Confecção:
1. Coloque uma camada de molho de tomate no fundo do tabuleiro que irá usar
2. Corte a berinjela, courgete e o tomate em rodelas finas e de diâmetros semelhantes
3. Monte alternando fatias no tabuleiro ( courgete/ tomate/ berinjela ) até encher o tabuleiro
4. Salpique com: sal, alho picado, açafrão, tomilho e alecrim, regue com azeite e cubra com papel alumínio
5. Leve ao forno pré-aquecido por 40 min
6. Refogue a cebola cortada em rodelas, o alho amassado e tiras dos pimentões coloridos em azeite com sal e pimenta do reino
9. Depois de assado os legumes cubra com o refogado de cebola e pimentões.


Fonte: Menu Vegano -  Fátima Bandeira  http://www.menuvegano.com.br/article/show/259/ratatouille

3 comentários:

  1. Olá Cecília.
    Sabes o que faço quando sobra ratatouille cá em casa? Creme de legumes assados.Faço quase sempre em quantidade para restar. Tenho é a preocupação de coar o creme, com a ajuda de uma colher e de um coador. Assim, fica sem possíveis casquinhas do tomate ou do pimento. Hás de experimentar.
    A foto ficou magnífica. A fazer lembrar as receitas do Jamie Oliver.

    Fiquei muito contente por saber que me podias dar um pouquinho de kefir. Assim cedo o meu lugar na lista de espera da Ondina para outro interessado.Quando tiveres disponibilidade diz-me que irei ao encontro do kefir.Obrigada.
    Patrícia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou há dias para escrever um comentário sobre a tua sopa de legumes assados. A receita ficou-me na cabeça quando a vi no teu blog e andava doida para experimentar. E é que experimentei mesmo. Assei de propósito os legumes para a sopa, não exactamente os que tinhas na receita, porque não os tinha em casa. Depois de fazer o creme, acrescentei uns coentros e um ovo feito em fio na sopa. Ficou divinal...estou fã...

      Quanto ao kefir quando quiseres. Só combinar hora e local e levo-te um pouco com todo o gosto.

      Eliminar
  2. Nem imaginas como gostei de saber que apreciaste a receita do creme de legumes assados. E fizeste muito bem em alterar ingredientes consoante os que tinhas no momento. O facto de serem assados confere-lhes aquele toque tão especial. Costumo dizer que cozinhar é exercer alquimia, por isso tb sou fã de experiências na cozinha. Nem sempre dá certo. Quando assim é não tem lugar no blogue, mas não descanso até melhorar a receita. Prova disto foi um bolo de cenoura e courgete que fiz e que não correu bem. Ontem dei volta à receita, atrevi-me a alterar a cenoura por tomates uva, adicionei doce de tomate e o bolo ficou tão bonito. Talvez por ter caramelizado a forma e ter posto os bagos de tomate no fundo. Ficou um bolo invertido muito fofo e parecido àquele de ananás e cerejas que se faz pelo natal.E não levou gordura nenhuma. A courgete é fantástica por contribuir naturalmente para isso.

    Amanhã vou tentar a minha sorte com os mirtilos, se o tempo ajudar.I can't wait.

    Um abraço.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...